'Longe da terra : Avisos à navegação', crónica semanal de Ricardo Adolfo, na revista Sábado

 Crónicas sobre as aventuras de um estrangeiro em Tóquio.

 

de Ricardo Adolfo


Todas as semanas, Ricardo Adolfo escreve a sua crónica na revista Sábado, sobre as aventuras de um estrangeiro em Tóquio.
Ricardo Adolfo vive actualmente em Tóquio e editou na Alfaguara os romances "Maria dos Canos Serrados", "Depois de morrer aconteceram-me muitas coisas" e "Mizé - Antes galdéria do que normal e remediada".

 

É ainda autor do livro de contos "Os chouriços são todos para assar" e do livro para crianças "Os monstrinhos da roupa suja".
 

 Leia a crónica 'Longe da terra - Avisos à navegação', de Ricardo Adolfo.Sábado.14.08.14

 

  

 Sabia que, em 2013, o seu romance "Depois de Morrer Aconteceram-me Muitas Coisas" foi considerado um dos melhores livros do ano na Suécia?  

O romance de Ricardo Adolfo "Depois de Morrer Aconteceram-me Muitas Coisas", cuja tradução para sueco foi apoiada pelo I.P.Camões, foi considerado por Kajsa Ekis Ekman, jornalista do Dagens nyheter, um dos melhores livros publicados na Suécia em 2013.

 Título em sueco: Mycket hände efter min död

 

 Autor: Ricardo Adolfo

 Editora na Suécia: Astor förlag

 Tradutora: Irene Anderberg

 

 

  In site da Embaixada de Portugal em Estocolmo (Suécia)

 

 Sobre o livro:  "Depois de morrer aconteceram-me muitas coisas":

 

“E não havia maneira de me habituar a viver morto.” Dez anos depois de ter saído de Portugal, Ricardo Adolfo conta agora a história de um jovem casal de imigrantes ilegais, que um dia se perde e não consegue encontrar o caminho para casa. Brito é imigrante ilegal numa cidade que não conhece e cuja língua não fala. Um domingo à tarde, depois da volta das montras, perde-se a caminho de casa com a mulher e o filho pequeno. E como acredita que para tomar uma decisão acertada tem de fazer o contrário daquilo que acha que está correcto, o regresso a casa revela-se impossível. Depois de uma noite na rua, Brito percebe que se não pedir ajuda pode ficar perdido para sempre, mas se o fizer pode arruinar o sonho de uma vida nova. Em pouco mais de vinte e quatro horas, Depois de morrer aconteceram-me muitas coisas explora o que é viver imigrado dentro de si mesmo - mais difícil do que qualquer exílio.

 

publicado por Editora Objectiva às 17:48 | link do post | comentar