Entrevista a Afonso Cruz no jornal 'O País', durante a sua estadia em Moçambique, para participar no 26º curso de Literaturas.

“Tenho preocupações éticas, quando escrevo”

Entrevista de José dos Remédios a Afonso Cruz

afonso09-10-14.jpg

«O escritor português Afonso Cruz esteve em Maputo recentemente para participar no 26º curso de Literaturas, organizado pelo Centro Cultural Português. Nessa ocasião, Cruz falou-nos da sua obra, dos seus prémios e das suas preferências.

 

É um artista multifacetado. Como é conciliar as artes que exerce?

Apesar de as artes serem diferentes, fui parar a uma série destas áreas quase por acaso, com a excepção, talvez, do desenho, que é uma inclinação que tenho desde criança. A minha família sempre me empurrou para as artes, de modo que sempre segui com muita naturalidade este mundo. A escrita nasce do reflexo do gosto da leitura. Comecei a escrever num blogue privado. Torno-me realizador para a área de filmes de animação porque, na altura, queria comprar uma mota. E como os meus pais não me davam dinheiro para isso, arranjei um emprego nessa área. Mas acabei por não comprar a mota e nem sequer tenho carta de mota. A certa altura, passei a viver no campo, e aí dediquei-me mais à ilustração.

 

Qual dessas artes lhe dá mais prazer?

 (…) »

Leia toda a entrevista em "O país".09.10.14

 

 

 


 

 

 

publicado por Editora Objectiva às 09:47 | link do post | comentar