A Purga - romance de Sofi Oksanen chega a Portugal em Novembro

O aclamado e premiado romance A Purga, da autora finlandesa Sofi Oksanen, chega a Portugal em Novembro pela mão da Editora Objectiva, com o selo Alfaguara. A sua acção decorre na Estónia, no ano de 1992, depois de o país ter sido libertado dos grilhões da antiga URSS.



Valeu à autora o mais importante prémio literário finlandês e vários outros na Escandinávia. Em França, onde tem sido um enorme sucesso de vendas, A Purga conquistou o Prémio Femina e o Prémio FNAC.
A Purga conta a história dramática de uma jovem russa, vítima do tráfico de mulheres, que consegue escapar. E de uma mulher idosa que vive sozinha numa aldeia despovoada de uma área rural. As suas vidas cruzam-se e, superada a desconfiança inicial, nasce um vínculo especial entre estas duas mulheres que muito sofreram. As suas vidas e das gerações de mulheres que representam, decorrem sob o pano de fundo da ocupação soviética da Estónia, onde imperou a repressão política, o tráfico humano e a violência sobre o universo feminino.
Através de capítulos que misturam o passado e o presente, Sofi Oksanen, com uma enorme mestria, mantém os leitores em suspense até a última página, num inquietante cenário onde se desenrola um drama familiar cheio de rivalidade, culpa, desejo e amor.

publicado por Editora Objectiva às 03:30 | link do post | comentar