"A Biografia Involuntária dos Amantes", último romance de João Tordo.

 Depois da apresentação do seu novo livro aos jornalistas, João Tordo prepara-se para o seu lançamento, no dia 3 de Abril, na Casa dos Bicos, sede da Fundação Saramago.

 

 

Sobre o livro:

Numa estrada adormecida da Galiza, dois homens atropelam um javali.

A visão do animal morto na estrada levará um deles — Saldaña Paris, um jovem poeta mexicano de olhos azuis inquietos — a puxar o primeiro fio do novelo da sua vida. Instigado pelas confissões desconjuntadas do poeta, o seu companheiro de viagem — um professor universitário divorciado — irá tentar descobrir o que está por trás da persistente melancolia de Saldaña Paris.

 A viagem de descoberta começa com a leitura de um manuscrito da autoria da ex-mulher do mexicano, Teresa, que morreu há pouco tempo e marcou a vida do poeta como um ferro em brasa. O narrador não poderia adivinhar (porque nunca podemos saber as verdadeiras consequências dos nossos actos) que a leitura desse manuscrito teria o mesmo efeito sobre a sua vida.As páginas escritas por Teresa revelam a sua adolescência no seio de uma família portuguesa contaminada pela desilusão: um pai ausente e alcoólico, um tio aventureiro e misterioso, uma mãe demasiado protectora. Mas o que ressalta com maior vivacidade daquelas páginas é o relato enternecedor do seu primeiro amor, ao mesmo tempo que começam a insinuar-se na sua vida realidades grotescas e brutais. Confrontado pela primeira vez com a suspeita dessa terrível possibilidade, Saldaña Paris mergulha numa depressão profunda. Determinado em libertar o amigo do poder corrosivo do mal, o nosso narrador compõe então, peça a peça, a biografia involuntária dos dois amantes. Uma biografia que passa pelo desvelar do passado, para que este não contamine irremediavelmente o futuro.

 

 

Sobre o autor:

Nascido em Agosto de 1975, sob o signo das disputas ideológicas que marcaram o “verão quente”, João Tordo cedo percebeu que a palavra seria o seu caminho natural.

 

João Tordo licenciou-se em Filosofia e logo enveredou pela dimensões que lhe garantiam uma relação diária com a escrita.

 

Com passagens por Londres e Nova Iorque, justificadas pelos cursos de jornalismo e escrita criativa, Tordo manteve colaborações assíduas com vários jornais e revistas portuguesas.

 

Em 2004, fez-se luz sobre João Tordo como romancista. O livro dos Homens sem luz foi o primeiro do autor a chegar aos escaparates, seguindo-se Hotel Memória, em 2007. Com As três vidas (2008), venceu o Prémio Literário José Saramago, distinção que confirmou o autor como um dos mais promissores da nova geração de escritores portugueses. Livro de grande fôlego, a edição brasileira de As três vidas foi finalista do Prémio Portugal Telecom. A carreira literária prosseguiu com O Bom inverno, finalista do prémio para Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores e do Prémio Fernando Namora. A tradução francesa de O Bom inverno compôs a plêiade de obras selecionadas para a 6ª edição do Prémio Literário Europeu. Anatomia dos Mártires, romance publicado em 2011, voltou a colocar o escritor entre os finalistas do Prémio Literário  Fernando Namora.
Já este ano, os leitores e o mercado editorial aguardaram, com expectativa, a publicação de O Ano Sabático, romance que sublinha o poder encantatório dos enredos criados por João Tordo. Com trabalho realizado no âmbito audiovisual, mediante a escrita de guiões, João Tordo tem traduções dos seus livros publicados em França, Itália, Brasil, Sérvia e Croácia.

 

 

Em 2014 João Tordo apresenta o romance "A Biografia involuntária dos amantes", que  assinala a sua estreia  na Alfaguara.

 

Nas livrarias a partir de  2 de Abril.

publicado por Editora Objectiva às 09:55 | link do post | comentar