"A verdade sobre o caso Harry Quebert", de Joël Dicker, no Diário Digital

 



Os livros de Verão do Diário Digital
Por Pedro Justino Alves

 

Como já é hábito, o Diário Digital sugere nos próximos dias livros para o mês de Agosto, mês que habitualmente os portugueses tiram os seus ansiados dias de férias. No primeiro dia, policiais e thrillers, entre eles aquele que já é considerado por muitos «o livro do Verão»…


«A Verdade sobre o Caso Harry Quebert», de Joël Dicker (ALFAGUARA)

 


Todo o Verão surge um livro que acaba por ser uma unanimidade, uma obra que todos leem e comentam. Este ano a honra recai sobre «A Verdade sobre o Caso Harry Quebert», do suíço Joël Dicker, um fenómeno editorial um pouco por todo o Mundo (traduzido para mais de 30 idiomas), inclusive em Portugal. Apesar das cerca de 700 páginas, este «tijolo» é uma «pena», já que a sua leitura é compulsiva (sim, como aconteceu em anos anteriores com «O Código Da Vinci» e a trilogia «Millennium»).
Estamos perante um thriller sólido, com personagens complexos, uma estrutura narrativa original e uma pergunta que acompanha todo o livro, uma pergunta que acaba por prender o leitor do início ao fim: quem matou a jovem Nola Kellergar? É esta questão que procura responder o escritor Marcus Goldman, que não acredita que foi o seu mentor Harry Quebert, apesar de todos os indícios conduzirem a isso, inclusive uma relação com a jovem desaparecida. O livro homenageia «Lolita» de Nabokov, mas também «Twin Peaks», a série pop que parou meio mundo na década de 90.
Mas «A Verdade sobre o Caso Harry Quebert» também desvenda parte dos dramas de um escritor, já que a investigação de Goldman acaba por ser a génese do livro que estamos a ler, a sua segunda obra (a primeira foi um êxito e depois o autor passou pela crise da página em branco). Portanto, ingredientes que seduzem qualquer leitor.
O puzzle montado por Dicker é no mínimo assombroso e «A Verdade sobre o Caso Harry Quebert» uma obra mais do que ambiciosa, algo cada vez mais raro de encontrarmos nos escaparates das livrarias. Absolutamente imperdível!

 

In Diário Digital.01.08.13

publicado por Editora Objectiva às 15:59 | link do post | comentar